Educação Ambiental

Educação Ambiental

(63) 3218-2641

E-mail: educacaoambiental@naturatins.to.gov.br; eanaturatins@gmail.com

 

 A educação ambiental do Naturatins, alinhada à missão do órgão, concentra sua atuação no desenvolvimento socioambiental na busca de uma economia ambientalmente sustentável e na sensibilização das comunidades para a manutenção e conservação d patrimônio natural com foco na perenidade da vida de todos os seres na terra.

Por ser não formal, o foco das atividades desenvolvidas dentro dos projetos de educação ambiental está nas comunidades como um todo em todos os municípios, concentrando sua atuação no entorno das unidades de conservação Estaduais

Todos os projetos desenvolvidos suprem as principais necessidades identificadas dentro dos problemas ambientais recorrentes na zona urbana e rural do Tocantins.

Atualmente, sete projetos educacionais, além do atendimento ao entorno das uniades de conservação são executados pelo Naturatins de acordo com o que evisto no PPA – Plano Plurianual do Estado 2012/2015.

1. Fórum do Lixo e Cidadania – FELC

Com participação popular, apoia os municípios em suas questões relativas aos resíduos sólidos e tem por objetivo dar suporte, capacitar e integrar as instituições públicas e privadas, bem como todos os segmentos organizados da sociedade local, para um ampla discussão acerca dos problemas gerados com a produção e o manejo dos resíduos sólidos e também fomentar a coleta seletiva, assim como colaborar na organização dos catadores de materiais recicláveis nos municípios.

2. Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

A Agenda Ambiental n aAdministração Pública – A3P tem como proposta promover a sensibilização dos ervidores públicos quanto ao combate do desperdício de recursos naturais, materiais de expediente e melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

As diretrizes apresentadas na cartilha da A3P têm como cunho norteador cinco eixos temáticos:

1. Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;

2. Gestão adequada dos resíduos gerados;

3. Qualidade de vida no ambiente de trabalho;

4. Sensibilização e capacitação;

5. Licitações Sustentáveis;

3. Agenda Ambiental Pública do Naturatins – A2N

Seguindo a concepção e orientação da A3P, uma iniciativa do governo Federal, o projeto A2N baseia-se na orientação voltada para uma gestão inovadora rumo à sustentabilidade institucional, a qual os gestores e servidores são estimulados a buscar alternativas ecologicamente corretas e eficientes, que possam minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.

O projeto é desenvolvido na sede do Naturatins, nas suas unidades de conservação e nas agências regionais por meio de ações que possibilitem o despertar da consciência ambiental no uso racional dos recursos naturais através de atividades sensibilizatórias que combatam o desperdício de materiais de expediente, proporcionem a melhoria das relações interpessoais, a qualidade de vida e a mudança de paradigmas nas rotinas diárias, conduzindo, assim, a uma economicidade ambiental dentro das estruturas físicas do órgão e se refletindo fora dele.

4. Protocolo do Fogo

O programa tem como objetivo implantar Protocolos Municipais de Prevenção e Controle do Uso do Fogo nos Municípios Tocantinenses.

Através de mobilização popular nos municípios, o Protocolo visa reunir as instituições organizadas a se comprometerem no desenvolvimento de ações sustentáveis tendo em vista a redução significativa de impactos gerados pelo uso indiscriminado do fogo.

O programa visa ainda negociar e estabelecer acordos entre os diversos atores sociais do município, obtendo significativos resultados na redução dos focos de incêndios/queimadas, tendo respaldo no decreto estadual nº 649/98, que institui o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às queimadas e incêndios florestais, o qual tem entre suas metas a busca por uma estratégia de ação para atuar efetivamente na problemática das queimadas.

5. Oficina Ambiente-se

Este programa tem por objetivo a formação de multiplicadores ambientais locais com perfil de reeditores de conhecimento de planos de ação em educação ambiental nos municípios.

6. Projeto Interinstitucional de Educação Ambiental – PIEA

O Naturatins, como parte do grupo de instituições envolvidas com a educação ambiental no Estado, reunido pelo Ministério Público Estadual, apoia material e tecnicamente este projeto, também conhecido como Caoma, uma iniciativa que propõe a instruir o poder público nos municípios para o desenvolvimento da gestão ambiental local.

7. Projeto de Educação Ambiental para Comunidades Tradicionais

Este projeto identifica problemas ambientais em comunidades tradicionais e estuda soluções, levando a implantação de práticas sustentáveis, seja pelo resgate de conhecimento tradicional, ou pela mudança de hábitos adquiridos que possam prejudicar os recursos naturais. A partir dessa iniciativa, buscar garantir a sustentabilidade dos recursos, bem como, a permanência digna das comunidades em seus locais de origem.