Notícias

Naturatins recebe representantes de instituição bancária para viabilizar o fomento de atividade econômica buscando o equilíbrio ambiental

04/05/2021 - Thuanny Vieira/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu nesta segunda-feira (03), representantes da Caixa Econômica Federal para discutir soluções de fomento para o agronegócio no Estado, buscando o equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação ambiental.

Dentre as principais questões abordadas, está o licenciamento. A equipe da Caixa apresentou alguns aspectos que poderiam estar afastando os investimentos do Tocantins, entre eles, está o licenciamento. Todavia reforçaram o cuidado e a preocupação que e a Instituição tem com a preservação dos recursos naturais do Tocantins e que o estado é uma potência da região Norte para o agronegócio.

O presidente Renato Jayme ressaltou a relevância da atividade econômica para o Estado e a importância da preservação ambiental para que o agronegócio tenha sucesso. Declarou ainda, que o Instituto está com o projeto de lei da nova Lei de Licenciamento em tramitação na Assembleia Legislativa, cujo texto propõe a criação de novos tipos de licença, que visa garantir celeridade e economia processual, bem como a preservação ambiental.

Os representantes da Caixa declararam ainda que há um novo programa da Instituição que visa a destinação de recursos para os Parque Estaduais do país com o intuito de cooperar na preservação ambiental e reduzir a emissão dos gases do efeito estufa.

Participaram da reunião, o presidente do Naturatins Renato Jayme, o vice presidente Rafael Roques Felipe, o diretor de Gestão e Regularização Ambiental, Felipe Mansur Pimpão. Representando a Caixa estavam Vandeir da Silva Ferreira, Mariana Nóbrega Mesquita e Walter Luiz Siqueira da Silva.