Notícias

Naturatins faz entrega de mudas do Cerrado a produtores da Serra do Lajeado

27/03/2020 - Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins estará realizando até o final do mês de abril entrega de mudas de árvores nativas do Cerrado aos produtores rurais cujas propriedades estão dentro da Área de Proteção Ambiental Serra do Lejeado (APASL). A distribuição de mudas é gratuita, mas os produtores oferecem em contrapartida novas sementes, recipientes para plantio e outros itens necessários para a produção de novas mudas. 

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Peterson Queiroz de Ornelas, que responde pela Coordenação de Segurança contra Incêndios em Unidades de Conservação do Estado do Tocantinsns, explica que estão sendo disponibilizadas mudas saudáveis e prontas para serem transferidas ao solo de 13 espécies nativas do Cerrado. “Para solicitar as mudas a preferência de atendimento são os produtores que moram ou tem propriedade na Serra do Lajeado de Lajeado até Taquarussu,  região que compreende a APA do Lajeado”, reforça Ornelas.  

As mudas de Candeia, Sucupira preta, Paineira do cerrado, Aroeira, Mangaba, Baru, Jatobá, Tingui, Tamburil, Copaíba, Jacarandá, Caju e Ipê estão sendo produzidas no viveiro da Unidade de Conservação (APASL), que fica no município de Lajeado.   

De acordo com a gestora da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, as mudas estão sendo doadas com objetivo de ajudar os produtores a recuperar as nascentes, matas ciliares e áreas degradadas que ficam em suas propriedades. As mudas são produzidas de maneira sustentável, em tubetes, que são recipiente reutilizáveis. “Começamos a produzir essas mudas em agosto do ano passado e até agora já foram entregues mais de seis mil a produtores da região”, informa Camilla.  

O sistema de produção é rotativo. Uma primeira leva de mudas foi entregue em janeiro e outra agora, liberando espaço no viveiro para reiniciar a produção. “Essas novas mudas devem ficar prontas para plantio quando iniciar o período chuvoso”, explica a supervisora.  

Camilla complementa que a demanda pelas mudas superou a expectativa do Naturatins. A equipe de brigadistas está empenhada na produção e entrega aos produtores, ao mesmo tempo que realizam o diálogo sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF).  

Solicitação

O produtor interessado nas mudas precisa entrar em contato com o Naturatins por meio do e-mail:  apaserradolajeado@naturatins.to.gov.br. Ao fazer o pedido, o produtor deve informar quantas mudas precisa e de quais espécies.