Instituições se reúnem para comemorar o Dia da Água em Mateiros

23/03/2020 - Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

Mesmo com a atenção voltada para contenção da pandemia de coronavirus, entidades ambientais se reuniram para comemorar o Dia Mundial da Água. No último fim de semana, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Mateiros, da Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais e do espaço Pé de Copaíba fizeram o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado.

O plantio foi realizado em áreas desmatadas e sujeitas a erosão. Além de fazer alusão ao Dia Mundial da Água, as mudas têm a função de ajudar na conservação dos recursos hídricos na região do Jalapão. As mudas foram plantadas em áreas degradas do Parque Estadual do Jalapão e também na área do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mateiros. A ação contou também com a participação de pessoas da comunidade.

O técnico do Parque Estadual do Jalapão, Thomas Tanaka Pereira, explicou que a presença de vegetação arbórea é extremamente importante para proteção dos cursos d’água, já que as raízes das plantas previnem o assoreamento e descarga de sedimento nos rios. Portanto, repor a vegetação é também garantir a preservação dos cursos d' água.

O empresário José Teixeira Cesar Junior, proprietário do espaço Pé de Copaíba, participou das atividades por meio da doação das mudas que foram plantadas. Ele destaca a importância da conscientização ambiental junto às comunidades e que a missão do Pé de Copaíba é continuar colaborando com a recuperação de áreas degradadas do Parque do Jalapão, além de auxiliar na geração de renda para as comunidades locais.

O Pé de Copaíba promove iniciativas de produtores agroextrativistas locais e prestigia a biodiversidade do Cerrado, através de vivências e comercialização de artesanatos e produtos alimentícios regionais.

Segundo Rejane Ferreira Nunes, supervisoa da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, mesmo sendo uma comemoração modesta por causa das restrições para realização de eventos públicos, a equipe tomou todas as precauções para respeitar as orientações do Governo do Estado para evitar aglomeração ou contato físico entre as pessoas para evitar contaminação da Covide-19.