Notícias

Governo do Estado lança a ação Orienta Naturatins

07/02/2020 - Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

O governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, uma ação especial, no município de Mateiros, com objetivo de atender demandas dos empreendedores e donos das áreas onde estão localizados os atrativos turísticos e também os pequenos produtores rurais da região do Jalapão. A ação, chamada de Orienta Naturatins, acontece no auditório do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O objetivo do Orienta Naturatins é tirar dúvidas sobre os serviços prestados pelo órgão ambiental do Estado e da população, prestando esclarecimentos sobre licenciamento ambiental, Plataforma Simplifica Verde, consulta a processos, biodiversidade, educação ambiental, fiscalização entre outros.

O presidente do Instituto, Sebastião Albuquerque, explica que a ação faz parte das diretrizes adotadas pelo Governo do Estado, de levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzindo a burocracia e, consequentemente, as práticas ambientais irregulares ou ilegais.

Ainda segundo Albuquerque, a missão do Naturatins é orientar quanto à regularização, para desta forma evitar possíveis punições. “Essa ação que vamos realizar é direcionada especialmente à atender demandas dos municípios da região do Jalapão, no sentido de oportunizar a todos os proprietários de atrativos turísticos da região, a oportunidade ter o conhecimento sobre as leis ambientais e se regularizarem junto ao Instituto”, reforça.

O Naturatins desde 2017 vem realizando ações importantes nesta região, com a finalidade de sensibilizar os empreendedores locais e a população quanto à necessidade de regularizar suas atividades. Após a realização do Orienta Naturatins, o trabalho do Instituto será no sentido de sensibilizar quanto a necessidade dos cidadãos se conscientizarem sobre a necessidade de atender a legislação ambiental.

A programação do Orienta Naturatins contará com apresentação de palestras sobre os principais serviços do órgão, com enfoque especial nos processos de licenciamento e câmara de julgamentos. Após as apresentações dos técnicos, os interessados poderão solicitar atendimento para tirar dúvidas.

Demandas próprias

O presidente do Instituto informa que o Orienta Naturatins é uma ação do Governo do Estado muito importante, que se propõe a levar os serviços do órgão até os municípios que concentram demandas próprias. “No caso das cidades da região do Jalapão, as demandas estão relacionadas à exploração turística, mas a ação poderá ser levada a outros municípios que tenham demandas próprias da região onde estão localizados”.

Albuquerque reiteira que foi através dos atos do Naturatins, que notou-se a necessidade de implementar a ação Orienta Tocantins. Com esta medida, o presidente considera que todos  irão entender a motivação do instituto, que é levar o conhecimento de forma simplificada dos serviços do Naturatins.