Notícias

Jalapão recebe visita técnica do presidente do Naturatins

13/11/2020 - Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, esteve em visita oficial à região do Jalapão, nesta sexta-feira, 13. O presidente fez atendimento público no escritório do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no município de Mateiros, inclusive com entrega de licenças de autorização para realização de atividade de uso público, para guias e condutores ambientais que atuam no parque.

Albuquerque também participou de reunião de trabalho com a equipe gestora e brigadistas do PEJ e Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão. Durante a reunião, foi apresentado relatório sobre o período de incêndios florestais na região, com avaliação das ações preventivas e de combates realizadas pelas equipes do Naturatins em parceria com os municípios que fazem parte da APA.

Com base nos relatórios apresentados, que comprovam o sucesso das ações realizadas ao longo deste ano, também foram feitos planejamentos de novas ações que deverão ser implementadas no ano que vem. “A reunião foi muito produtiva, uma vez que os números apontam que as ações preventivas  surtiram efeito positivo, como a redução dos incêndios na região, e com base nessas ações poderemos planejar o que precisa ser feito para que tenhamos resultados ainda melhores em 2021”, avaliou o presidente do Naturatins.

Pé de Copaíba

Sebastião Albuquerque visitou também o Instituto Pé de Copaiba, uma iniciativa que promove os produtos da sociobiodiversidade, das famílias agroextrativistas do Mosaico do Jalapão, o turismo consciente e o plantio de espécies nativas, atividades estas realizadas em conjunto com as equipes do parque, APA e prefeitura de Mateiros. As espécies nativas são destinadas para restauração do Cerrado, em áreas desmatadas, incendiadas e recuperação de outras áreas protegidas. Mais do que um viveiro, o Pé de Copaíba é um projeto que também auxilia na geração de renda para as comunidades locais.

Albuquerque ficou encantado com o viveiro, que promove iniciativas de produtores agroextrativistas locais e prestigia a biodiversidade do Cerrado, através de vivências e comercialização de artesanatos e produtos alimentícios regionais. “É um projeto sensacional, do qual nós já somos parceiros, e inspirado nele nós pretendemos criar um grande viveiro de mudas dentro do PEJ”, anunciou o presidente do Naturatins.