Brigadistas do Governo do Estado são homenageados por empresas privadas

11/11/2020 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Os brigadistas contra incêndios florestais da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, foram homenageados na manhã desta terça-feira, 10, pelas ações de monitoramento, controle e combate às queimadas ilegais na unidade de conservação. E também por serviços prestados nas propriedades rurais próximas à APA do Lago e no entorno da região do pátio multimodal de Porto Nacional.

A cerimônia aconteceu na sede da multinacional Odfell Terminals – Norship - Participações e Representações Comerciais, que atua no seguimento de combustível, logística e transportes. Na ocasião, a empresa e parceiros como proprietários rurais da região, ofereceram um café da manhã aos brigadistas.

A homenagem aos brigadistas foi conduzida por representantes das empresas Norship – Brasil, Leandro Almeida Medina e da VLI, Paulo Roberto Santana Marques, pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque e pelo supervisor da Unidade de Conservação de Uso Sustentável, Abel Cardoso. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, do Naturatins, Warley Rodrigues também estava presente.

Um dos brigadistas da APA, José Aires, há 15 anos trabalha com atividades relativas à proteção do meio ambiente. “Para mim é uma honra porque trabalhar no combate ao fogo significa preservar a vida. Além da proteção dos animais e da flora, como os frutos do cerrado que alimentam os animais. E complementou. “Se a gente deixar o fogo destruir as matas, estaremos contribuindo com o aquecimento global. Temos que manter a preservação da biodiversidade, para que a Terra tenha temperaturas mais amenas”, disse o brigadista.

O brigadista da Norship, Geron Pereira Torres Cursino, justifica que as atividades da brigada local têm como objetivo principal a prevenção um de incidente maior na empresa, que concentra principalmente reservatórios de combustível. “Mas eu e meus companheiros somos comprometidos em auxiliar na prevenção e combate aos incêndios florestais nas propriedades desse entorno. Temos que evitar poluir o meio ambiente, além de cuidar para as queimadas não se aproximarem dos reservatórios”, adiantou.

Laila Faria Vilela, uma das proprietárias rurais da região afirmou que anteriormente quando os fazendeiros não tinham parceria com o Naturatins, o período de estiagem resultava em muitos problemas. “Tivemos diversos prejuízos, como a queima de um trator e um curral”. Ela explica que antes, os proprietários locais manejavam o fogo sozinhos. “A gente usava equipamentos de combate e técnicas erradas. Hoje com o auxílio dos brigadistas, os focos de fogo foram isolados e logo combatidos pelas brigadas”, acrescentou.

A VLI Multimodal é uma empresa brasileira de logística que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas. É responsável pelo  escoamento da produção de grãos das principais áreas de produção do País, pelo Porto de Itaqui (MA), através da Ferrovia Norte-Sul. Neste contexto, o gerente, Paulo Roberto Santana Marques, destacou o PAM – Plano de Ajuda Mútua. Disse que é um plano estratégico de parcerias que envolve as empresas do Terminal Multimodal, situado no município de Porto Nacional, as propriedades rurais da região e o Naturatins.

O gerente da VLI explica que no período sem chuvas aumenta a preocupação com as queimadas, porque o pátio além de reunir depósitos enormes de combustível, possui um grande armazém de grãos, com potencial explosivo, em virtude dos gases liberados. “Mas as ações preventivas como aceiros negros, roçagens e o Manejo Integrado do Fogo (MIF), promovidas pelo supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Cardoso e os brigadistas da Unidade de Conservação, reduziram o período crítico de anos anteriores, frisou Paulo Roberto.

Leandro Almeida Medina, coordenador da multinacional norueguesa - Norship, afirmou que no ano passado não ocorreram grandes queimadas nas proximidades da distribuidora de combustível, e que esse ano foi mais tranquilo, em razão da parceria com o Naturatins. Ele informa que o complexo da empresa fornece combustível para cerca de 90% do estado do Tocantins. “Entre o produtos estão também o biocombustível e derivados de petróleo. São por esses motivos que temos que ficar extremamente atentos com a segurança das áreas próximas ao Terminal Multimodal”, disse Leandro Almeida.

Parceria

O supervisor da Área de Proteção Ambiental Lago de Palmas, Abel Cardoso, agradeceu a todos os parceiros e reforçou o apoio da empresa Norship que com a parceria doou equipamentos, além de dois rádios de comunicação para auxiliar nos trabalhos de monitoramento, prevenção, conservação e combate às queimadas em áreas da APA e seu entorno. “A VLI também ajudou muito, nunca mediu esforços e deixou disponível um caminhão pipa, muito útil no combate e rescaldo. O nosso objetivo não é proteger somente a nossa Unidade de Conservação, mas todo o conjunto” reiterou Abel Cardoso.

“A redução dos incêndios florestais tem relação direta com a permanência dos brigadistas nas unidades de conservação. Com a continuidade das ações, o Naturatins e nossos brigadistas que são verdadeiros heróis tiveram tempo para realizar atividades preventivas que foram fundamentais. Quero agradecer a todos os brigadistas, bem com os técnicos do órgão e os proprietários rurais, que juntos em uma parceria integrada conseguiram reduzir as queimadas no estado do Tocantins”, enfatizou o presidente do Naturatins Sebastião Albuquerque.