Notícias

Conselho da APA Serra do Lajeado define Grupo de Trabalho

24/01/2020 - Alvaro Vallim/Governo do Tocantins

Durante a primeira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da APA Serra do Lajeado, realizada na última segunda-feira, 20, foram apresentados aos conselheiros os candidatos inscritos ao edital 001/2019 e seus perfis para composição do Grupo de Trabalho que vai realizar voluntariamente a revisão no Plano de Manejo da unidade de conservação (UC).

De acordo com a gerente da APA Serra do Lajeado, Camilla Muniz, o objetivo deste grupo é discutir alguns pontos contestados pela sociedade civil, via nota técnica, quanto à revisão do Plano de Manejo da APASL, em andamento desde 2018. “Este grupo vai avaliar os pontos contestados e propor as mudanças a serem implementadas no Plano de Manejo”, detalhou.

O edital ficou aberto entre os dias 12/12/2019 e 12/01/2020 onde os interessados deveriam encaminhar uma manifestação de interesse por e-mail e se apresentarem na reunião do dia 20/01/2020 para criação e aprovação do GT pelos conselheiros.

De acordo com o regimento do Conselho, a coordenação e relatoria do grupo de trabalho obrigatoriamente deveriam ser composta por conselheiros. Aqueles que não manifestaram interesse por email, ou que manifestaram mas não se apresentaram na reunião, foram enquadrados como colaboradores.

O conselho aprovou em plenária a composição do Grupo de Trabalho com os seguintes nomes:

Coordenador – Janner Mendonça (Associação Água Doce – Geólogo/Advogado)

Relator – Roselice Ferreira Silva (Seduc - Historiadora)

Apoio – Maria Teresa Barbosa Soares (Seduc – Pedagoga)

Sociedade – Noeli Maria Sturmer (Associação Água Doce)

Jurídico – Jacqueline Paiva (Advogada)

Notório saber (academia) – Ricardo Flores Haidar (Eng. Florestal, Me e Dr, docente UFT) / Antônio César Mello (Docente Gestão Ambiental)

Produtivo – Tales Gonçalves Pereira (Consultor – Eng. Ambiental)

Ambiental – Agostinho Chaves (Gestor Ambiental) / Paulo Rogério (Agrônomo)

Mineral – Wanderson Lopes Oliveira (Palmas - Eng. Ambiental)

Colaboradores: Tiago Mendes (Gestor Ambiental) / Mateus Gouveia Justino (Morador, produtor rural, estudante de agronomia) / Washington Martins de Castro.

Após ser encerrada a reunião do Conselho, foi iniciada a primeira reunião do Grupo de Trabalho, a primeira reunião do GT com apresentação do material a ser discutido e proposta de calendário das próximas reuniões.

Pontos a serem abordados pelo GT:

1. Integrar a subzona de Uso Agropecuário Consolidado na área da subzona de Uso  Sustentável  mediante  recuperação  das  áreas  antropizadas,  por  meio  do sistema de produção agroflorestal e/ou agroecológicos, devolvendo, no referido processo de recuperação,  por meio da seleção de sementes e mudas típicas do bioma Cerrado, a capacidade de recarga do aquífero.

2. Proibir também o uso de agrotóxicos da classe III

3. Proibir a atividade de mineração  ou  garimpo em qualquer zona ou subzona da APASL