Notícias

Servidores do Naturatins participaram de Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural

05/07/2019 - Carlos Gomes/Governo do Tocantins

Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), participaram em Brasília, do VI Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).  O encontro aconteceu no período entre 2 e 5, ocasião que foram abordados temas importantes para o diagnóstico das ações dos Estados na implantação do Cadastro Ambiental Rural.

Na pauta do evento, foram apresentados temas como a análise do Cadastro Ambiental Rural; Perspectivas e novas ferramentas de Implantação do Cadastro Ambiental Rural, nos Estados e Distrito Federal e Programas de Regularização do PRA (Programa de Regularização Ambiental) no Brasil.

Outros assuntos também foram apresentados como a Plataforma WEB Ambiente e o PRA, contribuição do Projetos  Biomas para elaboração de modelo simplificado de PRA, para região sul do estado do Amazonas;  Implantação de programas de regularização ambiental nos Estados  e Distrito Federal; Oficina  do  Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado e oficina  de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em Áreas de Transição para o cerrado.

O Gerente de Procedimento e Análises de Cadastros, Vanderson Rodrigues de Almeida, considerou importante a participação do Naturatins no evento. “A participação do Naturatins em um encontro nacional é muito relevante. Pois a troca de experiência com outros Estados nos fortalece e abre janelas para  soluções  para o CAR no Tocantins”, ressaltou.

O inspetor de Recursos Naturatins, Aldaíres Pacheco disse que a participação do Instituto no encontro proporcionará a discussão de soluções para o órgão viabilizar a aplicação da legislação da agenda do CAR.

“Foi uma boa experiência, os assuntos discutidos vão auxiliar muito os Estados, no sentido de permitir buscar o que é necessário para o bom desenvolvimento do Cadastro Ambiental Rural”, frisou.

Participaram do encontro os servidores do Naturatins, Aldaíres Pacheco e Vanderson de Almeida, além dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), Rodrigo Barbo, Gerente de  Inteligência e Informação Ambiental e Daniel Lopes, gestor ambiental.