Torneio prega pesca consciente em Paraíso do Tocantins

07/06/2019 - Alvaro Vallim/Governo do Tocantins

Acontece neste sábado, 8, a partir das 15 horas, na Orla do Lago do Parque Águas, na cidade de Paraíso do Tocantins, o 1º Torneio de Pesca Consciente. A realização do evento é do escritório local do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Ruraltins e ainda do loteamento Parque das Águas Praça Residencial. O evento é parte das atividades de comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente no município de Paraíso.

O diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Eliandro Carlos Gualberto, ressalta que mais que uma oportunidade de lazer, o Torneio abre um espaço para que o Naturatins possa levar a mensagem de educação ambiental às pessoas de uma forma mais descontraída, sendo que o foco do evento são as crianças. "Este evento nos proporciona uma oportunidade de fazer com que nossas crianças possam ter uma evolução da cultura ambiental, deixando de lado a pesca predatória e passando para a pesca esportiva ou pesque e solte", declarou

De acordo com Bruno Tácito Morais de Oliveira, presidente do (Commap), o principal objetivo do torneio é a conscientização das pessoas com relação à pesca nos mananciais do município e do estado. “Vai ser bem educativo, a pesca lá no local já existe de forma predatória e irregular, então vamos promover uma conscientização aos moradores sobre os locais ideais para se praticar a atividade e outras iniciativas que priorizam às práticas conscientes na pesca”, enfatiza.

Bruno aponta ainda que ideia surgiu exatamente quando houve a percepção de que muitas pessoas praticavam a pesca de forma irregular, daí a necessidade de conscientização. “Temos no Tocantins uma cultura de pesca e percebemos que muitas pessoas estavam pescando de forma irregular”, destaca.

Para a gerente do empreendimento Parque das Águas Praça Residencial, Diva Resende, a competição, além de despertar o interesse pela pesca esportiva, reforça os cuidados necessários com o meio ambiente. “Estamos na Semana Nacional do Meio Ambiente, essa iniciativa conscientiza sobre a importância da pesca esportiva, em locais devidos, e também a preservação dos recursos naturais para que possamos sempre desfrutar do que eles oferecem”, comenta.

O Torneio

O Torneio tem como tema: “Com a medalha no peito, ninguém vai duvidar da sua história de pescador”, e é destinado a um público familiar e infantil com participação de crianças menores de 12 anos acompanhadas de pais ou responsáveis.

Além da prática e incentivo à pesca esportiva (pesque e solte), o evento também contará com palestras sobre queimadas, piracema, medidas mínimas para captura de peixes, descarte consciente de lixo e ao final será realizado as premiações para 1º, 2º e 3º lugares e um prêmio especial para quem pescar o maior peixe.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever no Escritório do Naturatins - Regional de Paraíso, localizada na Rua 13 de Maio, Nº. 327, Centro

Parcerias

O Torneio também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Paraíso, do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Corpo de Bombeiros, das Tendas Distribuidoras, do Pesque e Pague Estância dos Buritis, Caiçara, Mini Shopping do Vascaíno, Shalanas e Araguaia Pesca, dentre outros parceiros.