Notícias

Naturatins participa de Fórum Técnico do Programa ARPA

01/06/2019 - Alvaro Vallim/Governo do Tocantins

A Unidade de Coordenação do Programa ARPA/Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizou na quinta-feira, 30, em Brasília - DF, a Reunião do Fórum Técnico do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia). Este colegiado reúne os pontos focais do Programa nos Estados (representantes das secretarias de Meio Ambiente dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Acre, Roraima, Rondônia, Amazonas, Amapá e Pará) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversisdade (ICMBio).

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou deste encontro representado pelo servidor, Gino Machado, que é o ponto focal do Tocantins no Prograqma. A unidade tocantinense que recebe benefícios deste programa é o Parque Estadual do Cantão.

Durante a reunião, os representantes de cada Estado apresentaram os avanços e desafios na implementação do Programa e estratégias adotadas para o alcance das metas. Também foram compartilhadas iniciativas inovadoras na gestão das Unidades de Conservação. 

Foi possível verificar avanços na elaboração de estudos e consultas para criação de unidades de conservação na Amazônia. Os Estados apontaram as propostas que estão em andamento, como no Amazonas e Roraima.

O representante do estado do Tocantins informou que está em andamento a proposta de criação de unidade de conservação no Vale do Rio Corda, que provavelmente será enquadrada na categoria "Reserva do Desenvolvimento Sustentável". A criação de unidades de conservação é uma meta do Programa ARPA e a contribuição dos Estados na criação de unidades estaduais, é fundamental para o alcance dos objetivos do Programa. 

Quanto à implementação das unidades de conservação apoiadas pelo Programa, os representantes dos Estados também apresentaram o andamento das ações executadas no âmbito do Programa, que apoia 45 Unidades de Conservação Estaduais e 72 Unidades de Conservação Federais. 

Um dos destaques do encontro foi a publicação de uma reportagem na Revista do WWF sobre o Parque Estadual do Cantão (TO), que recebeu no ano de 2018, uma missão da organização para conhecimento dos resultados do apoio do Programa. 

A próxima reunião do Fórum Técnico do Programa Arpa, está agendada para 17 de setembro de 2019.