Notícias

Dia Mundial das Zonas Úmidas

04/02/2019 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Com o tema ‘Zonas úmidas e mudanças climáticas’, no sábado, 2, foi celebrado o Dia Mundial das Zonas Úmidas, World Wetlands Day, data comemorada desde 1997, escolhida em homenagem a adoção da Convenção de Ramsar, ocorrida no ano de 1971, no Irã.

O destaque para esse dia tem a finalidade de estimular governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos à realização de atividades que sensibilizem a todos sobre a importância dessas áreas.

No Brasil, as zonas úmidas, também são chamadas de áreas úmidas, um espaço que hospeda uma grande biodiversidade da fauna e flora aquática. De acordo com a WWF Brasil, trata-se de um ecossistema complexo, que englobam desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais.

Como exemplo, geralmente são citados os lagos, manguezais, pântanos, bem como áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas. Mas existe a classificação de 42 diferentes tipos de zonas úmidas.

As áreas úmidas de importância mundial são classificadas como Sítios Ramsar e somam 1.556 unidades que segundo a WWF são reconhecidos mundialmente por suas características, biodiversidade e importância estratégica para as populações locais.

No Tocantins, a Ilha do Bananal é uma das 7 áreas classificadas como Sítio Ramsar no país. Tendo ainda o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT), a Estação Ecológica Mamirauá (AM), a Reentrâncias Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manoel Luz (MA), a Lagoa do Peixe (RS) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT).

Para incentivar o acesso e aprendizado sobre mudança do clima o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, em 2018, o Portal EducaClima que oferece uma plataforma de gestão do conhecimento. Nesse Portal, o público encontra conteúdos relevantes sobre mudança do clima. Desde a definição do tema, ao que podemos fazer.

Lá também é possível encontrar compromissos de governo, ações de educação, legislação, publicações, sites, gráficos, filmes e vídeos, aplicativos para celular, cursos, negociação internacional, notícias e muito mais, conforme divulga o próprio MMA.

Um dos nossos conhecidos é o Festival de Filmes Ambientais ‘Circuito Tela Verde’, um projeto que em suas edições tem o objetivo de divulgar filmes com a temática ambiental.

No endereço  www.worldwetlandsday.org os interessados podem encontrar mais sobre as iniciativas mundiais relacionadas as zonas úmidas, acompanhar a sugestão de tema para as ações desenvolvidas pelos países membros da Convenção de Ramsar, a divulgação de notícias, prêmios e materiais informativos disponíveis em inglês, espanhol e francês.

Mas assim como no site do MMA, o Naturatins compreende a importância do acesso a informação e disponibiliza a versão em português desse material informativo, que pode auxiliar na sensibilização da sociedade. (Fonte: MMA / WWF Brasil / Word Wetlands Day)

INFORMATIVOS

 

Arquivo(s)