Notícias

Naturatins intensifica fiscalização da piracema no Lago de Palmas

23/12/2019 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

As equipes de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificam as operações no período defeso para combate à pesca no Estado. Nesta segunda-feira, 23, um relatório da Gerência de Fiscalização do Instituto aponta que na última quinta-feira, uma operação percorreu o Lago da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães em vários sentidos.

Pela manhã, a equipe do Naturatins percorreu o trecho do Rancho Sucupira, Ribeirão Santa Luzia, Distrito de Luzimangues e da Praia das Arnos ao parque de aquicultura. Ao longo da tarde a operação se estendeu das margens do Distrito de Luzimangues até as proximidades de Santa Luzia novamente.

Os fiscais ambientais do Naturatins encontraram pindas nas proximidades da ponte, onde havia a denúncia sobre a suspeita da presença de boias. No trecho próximo ao rancho Sucupira foram recolhidas boias e caniços, mas não houve autuação dos responsáveis. Ainda durante a operação ocorreu a abordagem de duas pessoas e verificada a prática da pesca esportiva embarcada.

O gerente de fiscalização do Naturatins, Amarildo Pereira, reiterou que a fiscalização integrada dos órgãos envolvidos no combate a pesca predatória e demais crimes ambientais está atuando por meio de vias terrestre, aquática e aérea até o fim da piracema e deve se estender ao longo da vigência da cota zero.