Notícias

Técnicos do Naturatins participam de conferência sobre incêndios florestais

01/11/2019 - Alvaro Vallim/Governo do Tocantins

Uma comitiva com técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) ligados à gestão das unidades de conservação participa desde o dia 28 de outubro, segunda-feira, da 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire 2019). O objetivo do evento é a troca de conhecimentos entre profissionais de todas as nacionalidades ligados ao manejo do fogo e ao controle de incêndios florestais.

Estão participando da 7ª WildFire gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas. De acordo com o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Carlos Rodrigues, o Naturatins buscou priorizar a participação de técnicos ligados às unidades de conservação. “Nós fizemos um esforço grande para trazer os técnicos e gestores ligados à área do fogo para que pudessem compartilhar e vivenciar experiências com pessoas de outros países e de outros estados brasileiros, ver o que fazem lá e que pode ser aproveitado no Tocantins”, destacou.

Para o supervisor do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, Hermísio Alecrim Aires, a semana foi bastante proveitosa porque técnicos das mais diversas partes do mundo demonstraram suas experiências com o que há de mais inovador em tecnologias de prevenção e combate a incêndios florestais. “O encontro cumpre seu principal objetivo que é a troca de experiências e assim comparamos com a nossa realidade no Monaf e percebemos que estamos no caminho certo, pois o Manejo com fogo que adotamos na UC  vem ao encontro da tendência mundial sobre o assunto”, observa.

A gerente da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA Jalapão), Rejane Ferreira Nunes, destaca que o  WildFire está sendo uma grande oportunidade de trocar experiências com profissionais do mundo inteiro sobre o Manejo Integrado do Fogo. Além disso, uma grande oportunidade para conhecer melhores técnicas, melhores equipamentos e política de gestão de outras instituições. Outro ponto importante neste evento é o papel das mulheres como protagonistas do fogo. “O WildFire está sendo uma experiência riquíssima. Todos juntos para buscarem soluções para prevenção dos incêndios florestais, preservação do meio ambiente e sustentabilidade para as comunidades por meio do Manejo Integrado do Fogo”, enfatizou.

Apresentação

Na quinta-feira, 31, o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, participou de uma apresentação conjunta com o professor Jeremy Russel, da Universidade Darwin, da Austrália.

Na primeira parte, o professor Russel destacou os potenciais da Austrália em Manejo de Fogo e a captação de recursos envolvendo várias modalidades como Redd+ e Carbono, dentre outras.

Já a apresentação do Tocantins teve como objetivo mostrar a relação entre Mosaico Jalapão, mais especificamente APA Jalapão e como estabelecer estratégias de boas queimas para preservação do Cerrado e ainda ter possibilidade de financiamento para isso. “Queríamos mostrar que o bom uso do fogo pode beneficiar comunidades com o agro-extrativismo e compensar isso com recursos, porque de alguma forma esta atividade está segurando carbono”, acentuou.

A 7ª Wildfire está acontecendo no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS) e encerra nesta sexta, 1º de novembro, as atividades realizadas em auditórios e salas de debates e discussões. Entre os dias 2 e 4 de novembro serão realizadas atividades de campo, como demonstrações de empresas e de entidades participantes do evento.