APA de Lajeado e parceiros oferecem oficina de sabonetes com essências do cerrado

11/04/2018 - Tânia Caldas / Governo do Tocantins

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) e parceiros ofereceram nesta terça-feira, 10, uma oficina de sabonetes artesanais com essências do cerrado. A capacitação ocorreu no município de Lajeado – Tocantins e foi ministrada pela pedagoga, Nazareth Sapondi, servidora do Parque Estadual do Lajeado.

O evento foi solicitado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), pela Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (AMAE) e fez parte da parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado, através da Secretaria de Assistência Social.

O público alvo foi às mulheres associadas à AMAE e as beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idade entre 19 e 80 anos. As participantes foram divididas em duas turmas, 15 pessoas pela manhã e 15 pessoas à tarde.

Conforme a supervisora da APASL, Camilla Oliveira Muniz foram confeccionados sabonetes em barra de diversos modelos e tamanhos, além de sabonetes líquidos com opções de utilização de extratos, óleos e ervas de espécies nativas do cerrado.

Camilla Muniz relatou que o foco principal da oficina foi à geração de renda para a comunidade residente na APA Serra do Lajeado, por meio da confecção de artesanato. “A finalidade é usar a singularidade regional e reduzir a utilização de produtos químicos no dia a dia. Para o sabonete líquido foi incentivada a reutilização de embalagens comerciais de cosméticos, como uma alternativa à redução de geração de resíduos sólidos”, contou.

A presidente da AMAE, Maria das Graças Monteiro, anunciou a inclusão do sabonete em barra, no kit de banheiro produzido pela Associação, que atualmente conta com cesta produzida em palha de buriti, que contém uma toalha com  pintura rupestre e uma saboneteira em cerâmica.

O secretário de Assistência Social, Kaio Leite agradeceu a parceria na realização das oficinas e solicitou nova turma para a Comunidade Pedreira, localizada na região de Lajeado, que deverá ser ministrada pela servidora da APA Serra do Lajeado, Rozana Lara.

Dada à qualidade do produto final, o prefeito de Lajeado, Dr. Tércio Neto, solicitou às participantes a confecção de 150 sabonetes para presentear as servidoras da Prefeitura, no Dia das Mães.

Camilla Muniz destacou “Tanto as participantes quanto os parceiros, ficaram muito empolgados com o resultado e já veem o produto como alternativa de melhoria na renda de famílias locais”, considerou.

A APA Serra do Lajeado/Naturatins trabalha com a AMAE através do Termo de Cooperação Técnica n° 10/2017 e com a Prefeitura Municipal de Lajeado, através do Termo de Cooperação Técnica n° 02-A/2015.

“Tanto as participantes quanto os parceiros ficaram muito empolgados com o resultado da oficina e já veem o produto como alternativa de melhoria na renda de famílias locais”, adiantou, Camilla