APA Serra do Lajeado, IFTO e parceiros discutem o turismo local

06/02/2018 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Estudantes do curso de Gestão em Turismo do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estiveram no município de Lajeado, na última sexta-feira, 2. O objetivo da visita técnica foi conhecer Lajeado e seu entorno, em razão ao grande potencial turístico e ambiental da região, ainda em fase de descoberta pelos turistas. As aulas práticas têm como roteiro os destinos turísticos do Tocantins.

Nesta atividade os alunos coletaram informações sobre o turismo e o meio ambiente com auxílio dos órgãos responsáveis por estas pastas. Realizaram visita in loco aos atrativos e entrevistaram a comunidade sobre a visão dos moradores em relação ao turismo.

Na ocasião, a presidente da Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras de Lajeado (Amae-TO), Maria das Graças Gomes Monteiro, contou a história de Lajeado e também enfocou o artesanato local e o papel da AMAE na comunidade. Oportunidade que os estudantes ficaram encantados com o material produzido pelas associadas.

Durante as atividades a gestora da APA Serra do Lajeado (Apasl), unidade de conservação de gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Camilla Oliveira Muniz, foi convidada para expor as particularidades do trabalho em Unidades de Conservação.

A supervisora traçou um paralelo entre a unidade de conservação (UC) de Proteção Integral e a de Uso Sustentável, usando casos como o do Parque Estadual do Lajeado e da APA Serra do Lajeado, para exemplificar cada classe.

Ela ressaltou o desrespeito aos planos de manejo e as dificuldades que as UCs enfrentam com a especulação imobiliária e os microparcelamentos de solo nos locais com alto potencial turístico.

A gestora também destacou o zoneamento da UC, em especial no território de Lajeado, apontando para o potencial turístico tanto na temática ecológica quanto na arqueológica. “Seria muito importante a participação das Universidades no processo de implantação e desenvolvimento turístico nos municípios que compõem a APA Serra do Lajeado”, argumentou.

De acordo com a professora Veruska, a partir desta ação serão realizadas simulações do Plano de Desenvolvimento Turístico Local e Política Municipal de Turismo. “Estes documentos serão apresentados e entregues às autoridades locais e poderão nortear a construção do documento final”, adiantou.

Também participaram desta programação a professora Ana Jaimile Cunha, da disciplina de Políticas em Turismo, Mary Senna, da disciplina Meio Ambiente e Bruno Carneiro, da disciplina de Geografia, além de representantes da Prefeitura de Lajeado.