Notícias

Naturatins participa de lançamento do projeto de gestão ambiental da aldeia Porteira

05/02/2018 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Como parte da programação para execução do projeto de gestão territorial e ambiental da aldeia Porteira, localizada no município de Tocantínia, ocorreu na última sexta-feira, 2, o lançamento oficial do Projeto, que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é parceiro, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental. Logo após o lançamento os parceiros, os indígenas e as autoridades locais foram conhecer a área onde será executado o Projeto.

O historiador e educador ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado, realizou a descrição, inclusive com o detalhamento do orçamento. O projeto o qual recebeu contribuição técnica do Naturatins, que redigiu a manifestação de interesse da Associação que participou do edital Dedicated Grant Mechanism (Mecanismo de Doação Dedicada do Fundo Internacional de Florestas – DGM / FIP Brasil) e foi contemplada. O Projeto captou recursos de cerca de R$ 180 mil, para desenvolver ações culturais e ambientais.

Recentemente aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto e a Associação Indígena Nrõzawi, da Aldeia Porteira. A Cooperação será no sentido de auxiliar os indígenas na construção de um viveiro de mudas que tem previsão de produzir neste ano 10 mil mudas nativas e frutíferas. Com esta ação os Xerentes têm como objetivo utilizar as mudas na recuperação de nascentes e áreas degradadas.

O Projeto visa também à construção da Casa da Cultura, que irá contribuir para o fortalecimento organizacional daquela aldeia. Neste lugar os indígenas irão promover ações como reuniões de interesse da classe, dentre outras atividades. A Casa também faz parte de um sonho antigo dos indígenas.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino destacou: “caso ocorram despesas que não tenham previsão no projeto, no orçamento. A prefeitura do município como parceira está à disposição para arcar e auxiliar na execução do Projeto",  enfatizou.

Além do representante do Naturatins compareceram à cerimônia de apresentação do projeto, os indígenas, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), bem como os membros do legislativo municipal.