Notícias

Naturatins leva oficinas de educação ambiental a mais uma edição do Educa Sanear

05/11/2018 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

A equipe de educação ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou na quinta-feira, 1º , a participação em mais uma edição do programa Educa Sanear da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), realizada em São Félix do Tocantins.

Na 14ª edição do Educa Sanear, o cuidado com o meio ambiente e o reaproveitamento de materiais recicláveis  foram os  temas das oficinas ministradas pela equipe de educação ambiental do Naturatins. Na quarta-feira, 31, cerca de 70 participantes estiveram reunidos, somadas as crianças da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus e membros da comunidade, no Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira dos Reis, para acompanhar as orientações oferecidas na oficina Vigilantes Voluntários pelo Meio Ambiente e na oficina de Aproveitamento de Materiais Recicláveis.

A moradora da comunidade de São Félix, Otacília Rodrigues participou da oficina Vigilantes Voluntário pelo Meio Ambiente. "Importante para nós adultos e para a juventude, por exemplo, eu sou mãe de quatro jovens, eles são o futuro, então precisa continuar esse trabalho e novamente voltar", comentou a participante.

A secretária de Meio Ambiente de São Félix do Tocantins, Ramilka Ribeiro, avaliou a importância das oficinas e da ação para a gestão ambiental do município. "Essa é uma ação muito importante. Tem que ser realizada mais vezes. O Naturatins é um grande parceiro do município, está sempre nos orientando e  trazendo ações para serem desenvolvidas aqui com nossa comunidade, juntamente com a ATS e Ruraltins (Instituto Rural do Tocantins) merecem o nosso reconhecimento. Nós temos um público jovem,  que precisa continuar aprendendo sobre esses assuntos, pois ontem foi o Carlão, hoje sou eu, mas amanhã serão eles que estarão a frente da pasta, cuidando das políticas municipais de meio ambiente", destacou a secretária.

A educadora Ambiental do Naturatins, Nelma Mota, elogiou a receptividade. "O Naturatins sempre é muito bem recebido. As oficinas tiveram uma receptividade muito bacana, pois tratam de temas que despertam grande interesse em jovens e adultos. Hoje tivemos uma grande participação e fomos prestigiados com a presença e apoio da nova secretária de Meio Ambiente", relatou a educadora.

A gerente da Área de Proteção Ambiental do Jalapão, Rejane Alves, parabeniza a iniciativa dos parceiros. "É uma grande oportunidade, mais uma vez ter o Naturatins aqui, junto com a comunidade e em parceria com a ATS. Foram dois dias de muito aprendizado e construção, com o envolvimento das escolas e outros atores da comunidade, parabenizo a todos por trazerem a ação do Educa Sanear para o município, nosso muito obrigada", cumprimentou a gerente.

Além de oficinas e palestras, a ação incentiva uma caminhada ecológica, com plantio de mudas. Ao final realiza a entrega de certificados, de um kit com mochila e brindes do programa. São parceiros da ATS nesta edição, a prefeitura municipal de São Félix do Tocantins, Naturatins e Ruraltins. As  atividades do programa Educa Sanear buscam o fortalecimento da cidadania, apresentando a importância do saneamento básico para a melhoria da saúde pública, da qualidade de vida e para preservação do meio ambiente.

O programa executado com recursos do governo federal por meio do convênio da  Fundação Nacional de Saúde - FUNASA e da ATS já foi recebido nos municípios de Aurora do Tocantins, Bernardo Sayão, Brasilândia, Centenário, Crixás, Ipueiras, Lizarda, Novo Jardim, Piraquê, Sampaio, Sandolândia, Santa Tereza e Sucupira.