Parque do Lajeado recebe alunos do IFTO de Lagoa da Confusão

30/11/2018 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Alunos do curso técnico em Agricultura do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) do Campus de Lagoa da Confusão visitaram o Parque Estadual do Lajeado (PEL) no último dia 21. A visita teve como objetivo repassar aos alunos participantes da disciplina de Silvicultura, informações sobre a importância da  restauração e proteção ambiental.

Durante a visita, a equipe técnica da unidade de conservação (UC) relatou os procedimentos relativos à produção e plantio de mudas do Projeto de Reposição Florestal desenvolvido pela Integração Transmissora de Energia S/A  (Intesa) em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

No decorrer da programação, os alunos também conheceram as dependências do viveiro de mudas e a área de plantio do Projeto, percorreram também a trilha Brejo da Passagem e, por fim visitaram um dos mirantes da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL), localizado nas imediações do Parque.

Conforme a coordenadora do curso e professora Ana Paula Chiaverini, a visita serviu de aula prática. Ela disse que a programação contou com a recepção dos alunos pelo gerente do Parque Volnei Martinovski e pelo biólogo Lyon Sousa, que realizou uma palestra de apresentação dos objetivos da UC, desafios e perspectivas futuras.

“A palestra foi muito informativa quando abordou aspectos ambientais da UC, com destaque para a metodologia de obtenção das mudas florestais nativas. Os alunos puderam tirar dúvidas e ocorreu uma interação muito proveitosa, quando o gerente explicou com detalhes como é a condução das mudas e o manejo. Em seguida, nos dirigimos a uma área que está em processo de restauração florestal”, explicou.

O biólogo Lyon Sousa ressaltou que a visita às áreas do viveiro e de plantio mostrou, na prática, etapas importantes que compõem o projeto de recomposição de áreas degradadas. “Desta maneira os alunos puderam compreender melhor esse tema e sanar dúvidas. Posteriormente os estudantes contemplaram a belíssima vista a um dos mirantes”, destacou.

Outras visitas dos alunos das disciplinas de Silvicultura e Gestão Ambiental do IFTO, estão previstas para breve.