Notícias

Município de Carrasco Bonito recebe ações ambientais do Naturatins

23/11/2018 - Tânia Caldas/Governo do Estado

Representantes da população do município de Carrasco Bonito, distante 630 km de Palmas, juntamente com educadores ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) assinaram na manhã desta quinta-feira, 22, o Protocolo do Fogo. Na quarta-feira, 21, os moradores também participaram da implantação do Fórum do Lixo e Cidadania.

 No Projeto de Assentamento (PA) Cupins, os assentados também participaram da Oficina de Práticas Ecológicas, quando aprenderam a reciclar garrafas plásticas e de vidro. A dona de casa Maria Samir da Silva Santos foi uma das participantes da oficina e já pensa em gerar renda extra com o aprendizado.

 “Depois que aprendi a aproveitar as garrafas e fazer com elas peças de decoração, eu vou ensinar para a minha família e para meus amigos. Além de repassar a eles mais uma opção de renda, sem dúvida vamos ajudar a preservar o meio ambiente”, reforçou.

A secretária de Meio Ambiente da cidade, Josiane Lima, disse que o apoio do Naturatins aos municípios é muito importante. Para ela é necessário estar muito atento às ações de combate as queimadas. “Infelizmente aqui no município é alto o índice de focos de calor nos períodos de estiagem. Por essa razão é muito relevante à assinatura do Protocolo do Fogo, além da implantação do Fórum do Lixo”, declarou.

Para Raimundo Nonato da Silva, que é agente de Vigilância Ambiental e responsável pela Defesa Civil do município, as ações do Naturatins vieram a somar. “Com o apoio do Naturatins, vamos ampliar nosso aprendizado. Teremos mais condições de dar andamento às atividades de combate e controle do fogo. Também achei muito importante a maneira que nos foi ensinado sobre como acondicionar e recolher os resíduos sólidos”, explicou.

Chapada da Natividade

Na semana passada a equipe da Educação Ambiental do Naturatins, esteve no município de Chapada da Natividade, ocasião que implantou o Fórum do Lixo e Cidadania. Nesta ação o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria e Comércio, Valdoney Cardoso Belém, informou que a Prefeitura já tem importantes parceiros que estarão atuando na conscientização, no que se refere ao lixo.

“Com a participação da comunidade nós teremos cada vez mais benefícios na nossa cidade. Pois estaremos aprendendo as práticas corretas de coleta e armazenamento do nosso lixo, facilitando o trabalho dos caris, o que com certeza vai contribuir com o destino final dos resíduos sólidos. Ficamos muito gratos ao Naturatins por esse importante apoio ao município”, enfatizou.