Notícias

Naturatins recebe consultoria que irá indicar modelos de gestão para unidades de conservação no Estado

21/11/2018 - Tânia Caldas/Governo do Estado

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), acompanhado de técnicos da Assessoria de Planejamento (Astep), recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, representantes de uma consultoria contratada pelo órgão para realizar um diagnóstico, que deverá apontar quais os mecanismos para  desenvolver Modelos de Parceria Público-Privada (PPP), que possam garantir a sustentabilidade financeira de unidades de conservação do Estado.

A chefe da Assessoria de Planejamento (Astep), Larissa Cintra, esclarece que a consultoria visitou os Parques Estaduais do Cantão e Jalapão e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas e atualmente está validando os produtos com a equipe técnica do Naturatins. “Os estudos indicam as particularidades de cada uma das unidades para que, ao final, tenhamos um modelo mais eficiente de gestão para cada uma delas”, destacou.

Durante a visita técnica, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, enfatizou que vislumbra que a partir das propostas apresentadas pela consultoria, a população possa conhecer e utilizar as unidades de conservação. “A nossa biodiversidade é muito rica e neste sentido necessitamos saber qual é o custo benefício dessas unidades para a gestão. Assim poderemos dar um melhor uso as unidades, com o apoio, o aval da sociedade”, destacou.

A contratação da consultoria da empresa Convergência Sustentabilidade faz parte das atividades executadas no contexto do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird).

Para esta sexta-feira, 23, a equipe técnica da consultoria visitará o Parque Estadual do Lajeado e posteriormente o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, quando serão apresentadas propostas de trabalho para estas unidades. A consultoria tem a duração de seis meses.