Notícias

Naturatins participa de evento que trará benefícios importantes no combate aos impactos dos agrotóxicos

09/10/2018 - Daianne Fernandes/Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou nesta terça-feira, 09 de outubro, do evento de evento da Rede Analítica de Pesquisas em Produtos Químicos Agrícolas (PQA) da Região Centro-Norte do Brasil para assinatura de um  Termo de Cooperação Técnica que prevê a realização de pesquisa cientifica em produtos químicos agrícolas, análise químicas e ações de promoção da saúde dos trabalhadores e dos ambientes, que envolvam a utilização de agrotóxicos.

O evento foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Saúde  (SES) em Palmas com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MPE), Universidade Federal do Tocantins (UFT), SES e Instituto Federal Tecnológico do Tocantins (IFTO).

Para o vice-presidente do Naturatins, Antonio Marcos Barreto, este é um momento histórico,  um marco importante de união entre as instituições que compõe a rede analítica. “Um convênio que vai trazer melhorias e resultados importantes para os trabalhadores rurais e para a proteção dos nossos recursos naturais, já que prevê a redução do impacto do uso de agrotóxicos para a saúde humana e do meio ambiente”, frisou.

O Termo ainda prevê o desenvolvimento de projetos de levantamento de dados de transição agroecológica, que é um processo gradual de adequação das formas produtivas e de manejo de culturas e plantações para métodos sustentáveis e orgânicos. Ou seja, quando o produtor muda sua filosofia de trabalho, trocando a utilização de pesticidas, agrotóxicos e fertilizantes industrializados pelo cultivo natural e orgânico.