Notícias

Consultoria entrega resultado de mapeamento, análise e melhoria dos processos organizacionais da área de atuação finalística do Naturatins

26/10/2018 - Daianne Fernandes/Governo do Tocantins

Consultores da empresa MBS Consulting – Estratégias e Sistemas Ltda, apresentaram nesta quarta-feira, 24, ao presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão, o resultado final do trabalho de mapeamento, análise e melhoria de processos organizacionais do controle ambiental da instituição. 

Na apresentação, o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, solicitou alguns ajustes nos produtos entregues pela MBS Consulting e destacou a importância deste material para a modernização administrativa do órgão e consequentemente a diminuição do tempo na emissão dos seus atos administrativos (licenças e autorizações ambientais).

Falcão enfatizou que não tem dúvidas de que o resultado deste trabalho fortalecerá as ações e atividades do controle ambiental e conservação da biodiversidade no Estado. Destacou ainda que embora este trabalho tenha sido dirigido a área de controle ambiental, houve efeitos positivos também na área meio melhorando o suporte administrativo do órgão o que vai possibilitar, à curto e médio prazo, o aperfeiçoando do atendimento ao público. “Conhecer a estrutura na íntegra e em detalhes é essencial para gestão efetiva e não crítica do Naturatins, principalmente para aumentar a assertividade no planejamento das ações melhorando os resultados da instituição nos próximos anos”, pontuou.

Ao longo deste ano, os consultores realizaram diversas reuniões com as equipes técnica de todos os setores da área de controle ambiental da instituição, identificando em detalhes as atividades realizadas por cada departamento. Entre os produtos trabalhados tem destaque a identificação dos processos organizacionais da área finalística do Naturatins, como eles ocorrem hoje, o redesenho destes processos buscando melhorias para os adequar ao como deveria ser e, o redesenho da estrutura organizacional (organograma) para viabilizar a implantação das melhorias identificadas, as quais integram um conjunto de produtos que com a sua implantação se atingirá resultados que possibilitarão ao Naturatins  entregar um serviço mais rápido, mais transparente e com maior qualidade aos usuários e a sociedade em geral, explicou o  consultor Haroldo Fernandes.

De acordo com o responsável pelo gerenciamento do projeto na instituição, o gestor público da Assessoria Técnica e de Planejamento (Astep), Gino Machado de Oliveira , o próximo passo agora será colocar em prática o Plano de Implantação do Redesenho dos Processos Organizacionais, a formalização do Núcleo de Processos na Astep e, simultaneamente, buscar a aprovação da nova estrutura organizacional do Instituto junto ao Governador.

Participaram da reunião, o vice-presidente Antonio Marcos Barreto e todos os diretores e assessores do Naturatins.

 

Consultoria

 A consultoria foi contratada com recursos do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) por meio de contrato firmado com o Governo do Tocantins, para financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS) no Estado. O contrato envolve ainda seis outras instituições do Governo do Tocantins.

No Naturatins, órgão responsável pela execução de planos, projetos, programas e atividades de proteção e conservação ambiental, o PDRIS tem como objetivo principal estabelecer normas e padrões de controle ambiental e fiscalizar o cumprimento da legislação pertinente podendo, ainda, atuar no treinamento de pessoal e prestação de serviço; para melhoria de seus sistemas há a necessidade de criar planos de desenvolvimento, estudos e certificações, que atendam os aspectos de segurança ambiental.