Notícias

Mais 300 aves serão repatriadas ao Tocantins

10/01/2018 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Uma equipe do Núcleo de Fauna da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins recebeu nesta quarta-feira, 10, cerca de 300 das 501 aves da fauna silvestre apreendidas pela Polícia Rodoviária em um ônibus que seguia de Araguaína-To para São Paulo.

No total foram apreendidos 438 exemplares de curiós, 9 filhotes de papagaios, entre outras, confinadas em pequenos recipientes, sem água e alimentação dentro de malas, sem nenhuma ventilação, o que resultou na morte de algumas espécies.

Na ocasião da apreensão, um senhor de 61 anos, reincidente na prática de crime ambiental, foi detido, multado no valor de R$ 5,6 milhões. Os pássaros foram recebidos pela Ong Mata Ciliar em Jundiaí, que com o patrocínio  da Reserva Conservacionista Piracema estão sendo transportados de volta para o Tocantins.

Acompanhadas por um biólogo da Ong Mata Ciliar, as aves estão sendo transportadas via terrestre para casa, em uma viagem que teve início na tarde da última segunda-feira, 08, em São Paulo.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris, falou da importância do retorno dessas aves. "Entre outros papéis desenvolvidos por essas aves na natureza, a presença delas contribui para o equilíbrio do ecossistema onde habitam, com a dispersão de sementes que germinam nas nossas matas. O combate ao crime ambiental é uma ação permanente, então sempre alertamos para que as pessoas se atentem as penalidades  previstas na legislação para os infratores", destacou o diretor.

De acordo com informações da médica-veterinária e gerente do Núcleo de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, somente após a chegada das espécimes e o exame das condições de saúde das aves será possível fazer uma avaliação. "Após a avaliação médica e reabilitação das espécies que apresentarem alguma necessidade, a soltura dos pássaros devem ser realizadas, em diferentes lugares, com a preservação da identificação da localização, por motivo de segurança", comentou.

Os pássaros receberão os primeiros atendimentos da equipe do Núcleo de Fauna do Naturatins, na Reserva Conservacionista Piracema, em Almas do Tocantins para posteriores encaminhamentos.

No Tocantins, a denúncia anônima de crimes ambientais podem ser realizada através do Linha Verde 0800 63 1155 ou via internet pelo link desse canal de denúncia no site naturatins.to.gov.br.