Notícias

Projeto do Naturatins é indicado para integrar Livro Verde do Século 21

22/10/2013 - Edvânia Peregrini

O Projeto Sensibilização e Capacitação dos Servidores por meio da Oficina Reci_Art, desenvolvido pela equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, foi indicado a figurar entre os 100 melhores cases brasileiros na próxima edição do Bright Green Book (BGB) – “O Livro Verde do Século 21”. A publicação reunirá tecnologias e iniciativas verdes, conectando gestores públicos, empresas e grupos financeiros a nível mundial, com o objetivo de difundir soluções e oportunidades, além de facilitar investimentos.

A cerimônia de lançamento do BGB acontecerá no dia 21 de novembro, durante o II Smart City Business 2013 e a I Conferência Preparatória do Habitat III, que acontecem em Recife (PE), entre os dias 21 e 23 de novembro.

Esta é a segunda indicação do projeto desenvolvido pelo Programa A2N - Agenda Ambiental do Naturatins. No ano passado, as educadoras Edna Mendonça e Eliana Rebello representaram o órgão em Brasília, onde receberam uma menção honrosa do Ministério do Meio Ambiente durante o 4º Prêmio Melhores Práticas Ambientais do Programa da A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública.

“Reconhecimentos como estes nos motivam a avançar cada vez mais em ações voltadas para a preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável, e principalmente, nos motivam a acreditar na mudança de valores”, enfatizou o presidente do órgão, Alexandre Tadeu Rodrigues.

Para o desenvolvimento do projeto, a equipe técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Socioeconômico (Codes) adotou as oficinas como estratégia para sensibilizar e capacitar os servidores da Instituição e também fora dela. Na ocasião, as oficinas passaram a se chamar Reci_Art por mesclar a aplicação de diversas técnicas ao reaproveitamento de materiais recicláveis associados a arte.

Outra estratégia adotada também durante as oficinas foi contextualizar teoria e prática, sendo uma etapa destinada para apresentação e abordagens de conceitos sobre a temática em questão e outra para a prática, um momento propício para dialogar, questionar e trocar experiências entre os envolvidos no processo. Abordagens como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho e compras sustentáveis sempre eram o destaques no projeto.

A iniciativa contemplou oito oficinas, dentre elas a produção de sabão artesanal com o reaproveitamento de óleo de fritura; a confecção de bolsas ecológicas por meio da reutilização de faixas de propaganda; lembrancinhas de natal com o reaproveitamento de caixas tetra Park; reaproveitamento de camisetas e materiais didáticos através de pinturas e adesivos das logomarcas anteriores; técnicas em decoupage em caixas de MDF feitas de sobras de madeira; armadilha e repelente natural ao mosquito da dengue a partir de garrafas PETs, bloco de papel a partir da reutilização do verso e separador de uso e reaproveitamento do papel.

A maioria dessas iniciativas foi realizada com os servidores do Naturatins, porém a confecção de sabão com pessoas da comunidade do setor Santo Amaro e duas delas em outras Instituições (Ministério Público Estadual e SENAI).

O projeto partiu da experiência da equipe em campo, que observou a experimentação como uma poderosa ferramenta de sensibilização. Na ocasião, a equipe da educação ambiental do Naturatins que compunha o quadro na concepção e execução do projeto era formada por Edneis Carvalho, Eliana Rabelo, Edna Mendonça, Denise Loureiro, Marcia Mara Veras, Nelma Mota, Zenaide Maciel, Srewe Carvalho, Renata Reis e Maria Alice Reis, que irá representar a equipe no evento.

Evento

Com o tema Planejamento Urbano e Qualidade de Vida, o Smart City Business 2013 reunirá empresários, gestores públicos, urbanistas, arquitetos, consultores, empresas e investidores para, juntos, debaterem os principais desafios das cidades nos próximos anos e apresentar as soluções disponíveis, gerando oportunidades valiosas de negócios. Ocasião também para conhecer tecnologias, debater melhores práticas e tendências. Para maiores informações, acessar o site www.smartcitybusiness.com.br.