Notícias

Tocantins adere ao Sistema Compartilhado de Informações Ambientais

18/08/2008 - Fred Alves

Em reunião na manhã desta segunda-feira, 18, na sede do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, em Palmas, o presidente do órgão, Marcelo Falcão Soares, e o chefe do Centro de Sensoreamento Remoto do Ibama, Humberto Navarro, assinaram um Termo de Cessão de Uso, que significa a adesão do Tocantins ao SisCom – Sistema Compartilhado de Informações Ambientais, elaborado e gerido pelo Ministério do Meio Ambiente/Ibama.

O encontro também teve a participação da diretora de Florestas, Elizabeth Rodrigues, da coordenadora de Geoprocessamento, Sônia Lavagnoli, da administradora do Banco de Dados do Naturatins, Cecília Amélia, e do analista de sistemas do Ibama Mariano Pascual.

No Siscom é possível consultar bancos de dados geográficos de várias instituições e do Ibama. Nele, o usuário poderá cruzar informações sobre desmatamentos, criar e imprimir mapas e ter acesso on-line a informações de meio ambiente dos vários parceiros.

Com a parceria, o Ibama também doou um computador/servidor onde serão armazenados todos os dados de geoprocessamento do Estado. O órgão federal também disponibilizou o analista de sistemas Mariano Pascual, que permanecerá essa semana na Coordenadoria de Geoprocessamento do Naturatins para compartilhar o banco de dados tocantinense com o Sistema Compartilhado de Informações Ambientais e capacitar técnicos para utilização do SisCom.

“Para o Tocantins é muito importante está integrado ao Siscom. Com essa tecnologia poderemos agregar mais detalhes e informações para subsidiar o monitoramento ambiental do Estado, tais como, os locais com áreas desmatadas”, enfatizou Falcão, acrescentando que a administração estadual tem investido em tecnologia para subsidiar as decisões técnicas do Naturatins.