Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS)

Para quê serve?

O CETAS é um local de recepção e tratamento de animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, vítimas de atropelamento, queimadas, transportes ilegais e também aqueles mantidos em cativeiros domésticos como animais de estimação de forma irregular.

Como funciona?

Recepção e Triagem - é registrado a entrada de cada indíviduo. indentificado a espécie e o sexo (quando possível), buscando o máximo de informação quanto ao local em que foi capturado e alojar os animais em estrutura adequada para receber o devido tratamento.

Monitoramento - após serem examinados, os animais ficarão sob quarentena para receber a nutrição necessária e sob a observação para identificar o aparecimento de possíveis doenças. Durante esse período, a equipe do Cetas analisa o melhor destino para os animais.

Destino - acerca dos animais apreendidos, desde que não estejam na lista oficial das espécieis ameaçadas de extinção, são preferencialmente zoológicos, criadouros autorizados e centros de pesquisa. Solturas são, sempre possíveis, vinculadas a programas específicos de manejo para diferentes espécies.

Localização

O Cetas fica localizado em Araguaína, sendo administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Atualmente o Centro é a principal referência de trabalho no Estado nos cuidados com os animais silvestres e o único lugar do Estado autorizado a recebê-los

CETAS

Contato: 63 3218 2677