Notícias

Fiscais do Naturatins apreendem carregamento ilegal de madeira

07/02/2018 - Tânia Caldas / Governo do Tocantins

Em atendimento a solicitação da Delegacia da Receita Estadual de Paraíso do Tocantins, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lotada na Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental, apreendeu no último dia 30, um caminhão carregado com madeira ilegal.

Questionado pelo auditor da Receita sobre a natureza da carga e os documentos necessários para o transporte, o condutor informou se tratar de madeira serrada e que não possuía Nota Fiscal, Documento de Origem Florestal (DOF) ou Guia Florestal (GF3) da madeira, e declarou que o produto era proveniente de Tucumã, estado do Pará.

Acompanhados do condutor e dos servidores da Receita Estadual do município, os fiscais efetuaram a vistoria da carga e a aferição da madeira. Ocasião que foi constatado, se tratar de carga de 23 metros cúbicos de madeira serrada, sendo tábuas e vigotas de espécie não identificada.

Os fiscais informaram ao condutor sobre a lavratura dos procedimentos administrativos pertinentes à Legislação Ambiental e que o caminhão e o material apreendido seriam conduzidos ao pátio do Naturatins em Palmas.

Por se tratar de madeira ilegal foi lavrado auto de infração que resultou no valor de R$ 6.900,00.

Compartilhe esta notícia