Notícias

Grupo jovem mobiliza ação ambiental educativa na APA do Lago de Palmas

12/09/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

No domingo, 10, atendendo convite, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da supervisão da Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas (APA do Lago de Palmas) acompanhou a ação ambiental educativa do grupo de jovens “Unidos no Amor Seremos Felizes” da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em um dos braços do Lago, próximo ao setor Luzimangues. A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar pescadores e pessoas acampadas no local, a respeito de importantes atitudes, para preservação ambiental daquela área.

Na oportunidade a arquiteta da Assessoria Técnica e de Planejamento do Naturatins, Verônica Amaral, ofereceu informações a cerca da importância da conservação do meio ambiente. “Na abordagem do grupo que estava acampado dialogamos sobre questões relacionadas à limpeza do lago, a preservação das matas ciliares, a importância da retirada do lixo produzido no local e o cuidado necessário com o uso do fogo, especialmente neste período de estiagem”, relatou.

O supervisor da APA, Abel Cardoso de Andrade, reiterou que outras orientações também foram destacadas. “Durante o diálogo também recomendamos aos pescadores que tragam suas iscas, pois o costume de retirar minhocas da beira do lago para a pesca geralmente produzem buracos que costumam ficar aberto, o que pode contribuir para futuros impactos ambientais nas margens. Na ocasião falamos ainda do incentivo que vem sendo dado pela APA, aos empreendedores do setor, para que sejam realizados plantios de árvores frutíferas inclusive nas margens, como forma de atrair pássaros, um jardineiro natural, que contribui com a manutenção do meio ambiente”, complementou.

O empreendedor da área visitada, Rogério Tonaco, que é um dos apoiadores das ações ambientais do Naturatins e da Associação APA, falou do plano para oferta de mais opções de lazer. “Além do plantio de árvores, outro projeto que estamos planejando é a abertura de trilhas para realização de caminhada e de espaços que favoreçam a diversão da família, proporcionando o contato com o meio ambiente, observando os cuidados para uma convivência equilibrada”, comentou.

O membro da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Magno de Sousa Barros, avaliou a ação. “Para nós é muito importante ter uma unidade do Naturatins aqui no Luzimangues e a sede da APA do Lago. Após a oportunidade de participarmos dessa ação de sensibilização, esperamos que mais pessoas da sociedade e do próprio grupo de jovens se disponham a doar um pouco do seu tempo e nos unirmos para manter a limpeza de nossos igarapés, rios e das nossas APP (Área de Preservação Permanente)”, concluiu.

O grupo de jovens participa de diversas ações sociais e pretende retornar a unidade de conservação para desenvolver outras atividades de sensibilização ambiental.

Compartilhe esta notícia