Inspetores do Naturatins participam de especialização em projetos oferecida pela Agência Nacional Águas

08/08/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Os inspetores de Recursos Naturais da Gerência de Controle de Uso dos Recursos Hídricos do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins iniciam neste semestre, a participação na Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos voltada especialmente para técnicos do serviço público, que está sendo oferecida pela Agência Nacional de Água -ANA.

As aulas presenciais da pós-graduação ministrada pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFCE foram iniciadas, no último dia 3, para profissionais que atuam em áreas relacionadas aos recursos hídricos como por exemplo, agricultura, saneamento e meio ambiente de agências de desenvolvimento metropolitano, reguladoras de saneamentos, associações regionais e federais de municípios e de secretarias de desenvolvimento regional e políticas urbanas.

O curso tem objetivo de capacitar técnicos para atuarem na concepção, captação de recursos, implementação e prestação de contas de projetos ligados às políticas públicas municipais das áreas relacionadas.

E de acordo com o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, a capacitação dos servidores é um dos pilares da modernização que vai colaborar com a proposta do Simplifica Verde. "Para o projeto de modernização do atendimento Simplifica Verde é importante que os técnicos possuam um conhecimento nivelado e uma visão ampla das etapas que envolvem o projeto de outorga. Outro aspecto significativo são as noções de áreas que estão ligadas às políticas públicas relacionadas aos recursos hídricos. Então a perspectiva é que a capacitação seja uma ferramenta estratégica para a atuação de nossos inspetores", destacou.

A gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Instituto, , Vanessa Aires Sardinha Sousa, falou da importância da especialização dos inspetores para o setor. "Esse curso trará ainda contribuições para a análise de processos de Outorga avaliados pelo Naturatins,  com o conhecimentos da área de hidrologia, irrigação, drenagem urbana e sistema de abastecimento de água aos nossos servidores", concluiu.

Nesta primeira turma estão participando três inspetores do Instituto Natureza do Tocantins, entre eles, Magno do Nascimento Pimenta, Maria de Fátima Ribeiro e Wennder Parente Oliveira.