Notícias

Parque Estadual do Cantão completa 19 anos

13/07/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 14, o Parque Estadual do Cantão - PEC completa 19 anos e estará aberto para visitação, durante todo o dia, das 8h às 18h, sendo necessário o agendamento, com antecedência, no escritório da unidade de conservação, para recebimento de grupos.

Esta unidade de preservação de proteção integral possui um pouco mais de 89 mil hectares de área, entre os biomas do cerrado e amazônico. Está localizada a 259km de Palmas, capital do Tocantins, via TO-080, abrangendo os municípios de Caseara e Pium.

Em 2017, o PEC já registra mais de 826 visitantes, somente no primeiro semestre, número que supera todo o quantitativo registrado no ano passado.

De acordo com o gerente do Parque, Adailton Glória, o local e toda a equipe se mantém pronta para receber estudantes de todos os níveis de ensino, sociedade civil, grupos religiosos e pesquisadores que desejam conhecer mais sobre as belezas naturais e a rica biodiversidade da região que é protegida com o apoio do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins.

Na estrutura do Parque vários eventos de repercussão estadual, nacional, além de atividades locais já foram realizadas neste ano, como o 2º Festival de Canoagem e Ecologia do Cantão que teve a participação do atleta paraolímpico Fernando Fernandes e de artistas de expressão no espaço da cultura brasileira.

Também foram realizados cursos que reuniram os técnicos de diferentes regionais do Naturatins, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins - Ruraltins, entre outros parceiros; bem como a oferta de oficinas que trouxeram conhecimento para o manejo de material reciclável, sabonete ecológico e preparação de vigilantes voluntários do meio ambiente.

A equipe do Parque Estadual do Cantão tem conquistado, cada vez mais, o apoio da população e a participação de colaboradores em suas iniciativas. E conta com importantes parcerias como das equipes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental - BPMA da região e do Instituto Araguaia – IA que na última segunda-feira, 11, prorrogou por mais dois anos a vigência do Termo de Cooperação Técnica de Proteção Ambiental, com o Naturatins.

Os interessados em proceder com agendamento de visitas ou obter mais informações, deve entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através do telefone 63 3379-1438.  

PEC

O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual 996 e é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devida à sua grande riqueza biológica. Essa unidade de conservação protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, além da maior população do recém-descoberto boto no Araguaia, o Inia Araguaiensis; da maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais.

Compartilhe esta notícia