Notícias

A Agenda Verde do Naturatins destaca os recursos florestais, APPs e sistema DOF na Agrotins

13/05/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Com a apresentação de duas palestras na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins, a equipe da Agenda Verde do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins tratou de assuntos voltados para a questão dos recursos florestais no Estado, da importância das Áreas de Proteção Permanente – APPs e do sistema DOF e falou da celeridade que o Simplifica Verde trará aos processos e emissões de autorização do setor.

Com a Palestra Importância de APPs, Manutenção de Recursos Hídricos e Licenciamentos a engenheira Florestal do Naturatins, Thalline Rodrigues da Silva, demonstrou todas as formas e tipos de APPs e falou da importância da preservação e a função ambiental dessas áreas.

Também nesta palestra, o engenheiro Ambiental, Renato Pires da Silva, tratou dos aspectos de supressão. Ele esclareceu em quais situações as APPs podem ser aproveitadas ou suprimidas de forma legal e os procedimentos necessários, enfatizando que geralmente as possíveis formas estão relacionadas a casos de utilidade pública, interesse social e baixo impacto.

O engenheiro Florestal Rodrigo Sávio, apresentou a palestra Cadastro Ambiental Legislação e Licenciamento Florestal do Tocantins e Sistema DOF, que além dos temas centrais da legislação ambiental aplicada no Estado e uso do sistema DOF, também destacou a emissão de autorização fiscal, falou sobre créditos de reposição florestal e exploração de florestas plantadas, bem como do aproveitamento de material lenhoso.

Em relação ao Programa Simplifica Verde, o engenheiro Ambiental, Renato Pires, esclareceu que o sistema vai facilitar aos produtores a solicitação de atendimento de suas casas ou escritórios via internet, sem necessidade de protocolo físico de processos.

Para mais informações o setor de Recursos Florestais se encontra disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, por meio do telefone 63 3218-2609 ou e-mail diref@naturatins.to.gov.br.

Compartilhe esta notícia