Notícias

Naturatins, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros recebem treinamento internacional de emergências ambientais

19/04/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 19, uma equipe formada por oito técnicos do Estado do Tocantins, sendo 3 do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, 3 da Defesa Civil e 2 do Batalhão do Corpo de Bombeiros iniciaram as atividades práticas do Curso Internacional de Resposta à Emergências com Produtos Perigosos em nível iniciante e operações. A capacitação que acontece de 17 a 28 de abril em Paulínia/SP, tem como objetivo habilitar a equipes para execução de planos de emergências, para o uso de instrumentos e equipamentos de monitoramento de gases para classificação, quantificação e verificação de produtos conhecidos e desconhecidos, bem como coordenação de ações de respostas dentro do Sistema de Comando de Incidentes.

A equipe também receberá treinamento para seleção e utilização de equipamentos especializados de uso individual; para aplicação de técnicas de mensuração de riscos; realização de operações avançadas de controle, contenção, direcionamento e confinamento de produtos perigosos com recursos específicos; execução de procedimentos de descontaminação e dos procedimentos de encerramento do atendimento de uma emergência.

A diretora de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Caroline Bueto, fala da oportunidade. “Essa participação no curso é importante para o Naturatins poder aperfeiçoar as equipes responsáveis pelo Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) e para o Tocantins que vai poder aprimorar sua resposta a esse tipo de ocorrência dentro do Estado”, destacou.

O gerente de Monitoramento e Gestão de Informações Ambientais do Instituto, Aldaires Rodrigues Pacheco, participa do curso e fala da importância para o atendimento de demandas no Tocantins. “Esse é um curso muito importante para os técnicos que compõem o P2R2 no Tocantins, pois além da capacitação proporcionar avanços na habilidade de respostas às emergências ambientais, todo conhecimento obtido será repassado, favorecendo um nivelamento com técnica atualizadas aos demais técnicos”, reiterou.

Curso

Ministrado nas instalações da Suatrans – Atendimentos Emergenciais S/A, a iniciativa é fruto de convênio entre o Ministério do Meio Ambiente – MMA e o NATURATINS, para o fortalecimento do Estado, na Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2). Da equipe do Instituto participam além do gerente, os técnicos ambientais Deivid Sousa Silva e Claudionor Medeiros Barros.

Compartilhe esta notícia