Notícias

Técnicos do Naturatins participam de evento do Programa Arpa no RJ

04/12/2017 - Tânia Caldas / Governo do Tocantins

Técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participaram nesta sexta-feira, 1º, no Museu do Amanhã, no RJ, de evento promovido pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio). O encontro que contou com a participação de representantes dos estados da Amazônia Legal e Ministério do Meio Ambiente teve como objetivo homenagear os 15 anos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), maior programa de conservação de florestas tropicais do planeta, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O encontro também teve a finalidade de celebrar o alcance da meta do programa, o apoio à proteção de mais de 60 milhões de hectares do bioma amazônico apoiando 117 unidades de conservação na Amazônia. Segundo o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, "O sucesso do ARPA se dá graças aos parceiros. Somos muito felizes por fazer parte dessa iniciativa, desde o seu início”, enfatizou o presidente.

Para o gestor público da Assessoria de Planejamento (Astep) do Naturatins, que representa o órgão, como ponto focal do ARPA, Gino Machado de Oliveira, o Programa tem sido uma grande oportunidade de aprendizado no campo da gestão e manejo do Parque Estadual do Cantão. Ele ressalta que tem possibilitado ao longo do tempo replicar gradativamente esse aprendizado nas demais UCs Estaduais sob a gestão do Naturatins.

“Outro ponto importante de destacar é quanto a aproximação dos estados da Amazônia Legal, Funbio, ICMBio, MMA e doadores que têm o objetivo de proteger 60 milhões de hectares do Bioma Amazônico”. O técnico lembra que o ARPA começou em 2002 e o Tocantins ingressou nessa parceria em 2004, firmando compromisso junto MMA para atingir a consolidação do Parque Estadual do Cantão num prazo de 10 anos e manter nesse status.

“O PEC foi a primeira Unidade de Conservação apoiada pelo Programa a atingir esse patamar dentro do prazo. Hoje, o Parque continua sendo uma UC de referência para o Programa entre as 117 unidades. É com bastante alegria que recebemos essa homenagem do ARPA e podemos afirmar com convicção que valeu o esforço do nosso Estado e do Naturatins para permanecer firme nessa parceria. Esperamos que essa parceria dure por muito mais tempo”, declarou.

Conservação

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira, conta que no Tocantins o apoio financeiro do Programa ARPA ocorre no Parque Estadual do Cantão (PEC), desde em 2005. Desde então, o Parque consegue recursos financeiros para proteção da unidade de conservação. “Com o apoio é possível realizar a operacionalização administrativa e manutenção tanto preventiva, como corretiva de seus equipamentos, além de promover a manutenção da estrutura física. Também foi realizada a sinalização dos marcos referenciais e divisas da unidade, a integração com seu entorno e também foi possível a capacitação da equipe que atua no PEC.  E ainda foi realizada a revisão do Plano de Manejo, considerou.

Compartilhe esta notícia