Protocolo do Fogo e Fórum Lixo e Cidadania são implantados em Silvanópolis

04/12/2017 - Tânia Caldas / Governo do Tocantins

Educadoras ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) implantaram recentemente no município de Silvanópolis, cidade a 108 km da capital Palmas ações relativas ao Protocolo do Fogo e Fórum Municipal Lixo e Cidadania.

“Para implantar as atividades no município, foram realizadas reuniões com os moradores da zona rural e urbana da cidade, a exemplo de segmentos organizados da região. Também participaram dos encontros de sensibilização, os vereadores e outras autoridades locais”, contou a educadora ambiental, Maria Alice Reis.

A professora e vereadora de Silvanópolis, Deylane Chagas Siqueira, destacou a grande importância do desenvolvimento das ações no município. Ela disse que a comunidade precisa e a população está pedindo socorro principalmente em relação às queimadas.

“Além de ser uma prevenção principalmente para a saúde dos moradores, também quem ganha é o meio ambiente. Vale a pena adquirir todo o conhecimento oferecido pelo Naturatins e ressalto ainda para quem não conhece esses projetos, deve passar a conhecer e verificar a importância dessas ações no município” argumentou.

A educadora ambiental, Nelma Mota explica como ocorre a implantação do Fórum do Lixo e Cidadania, em relação aos municípios. O Naturatins apoia as questões dos resíduos sólidos e tem por objetivo dar suporte, capacitar e integrar as instituições públicas e privadas. “Nós apoiamos os segmentos organizados da sociedade local para uma ampla discussão acerca dos problemas gerados com a produção e o manejo dos resíduos sólidos. E  também a fomentar a coleta seletiva, assim como colaboramos na organização da Associação dos  Catadores de materiais recicláveis nos municípios”, frisou.