Conselho gestor da APA do Jalapão define ações

21/11/2017 - Tânia Caldas / Governo do Tocantins

Com objetivos diversificados como dar continuidade à construção do Plano de Ação; socializar e discutir as demandas e manifestações dos conselheiros; apresentar a gestão integrada da APA do Jalapão; apresentar experiências de Sistemas Agroflorestais e definir a logomarca da APA aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Ponte Alta do Tocantins, nos dias 17 e 18, a III Reunião Ordinária do Conselho Gestor.

“Ainda durante a reunião fizemos o encaminhamento para o curso de Sistema Agroflorestal (SAF) a ser implementado na comunidade do Rio Prata, no  município de São Félix. A capacitação terá o apoio e participação dos municípios que compõe a APA do Jalapão”, destacou  a supervisora da APA, Rejane Ferreira. A gestora lembra que o mandato dos conselheiros desta gestão teve início em 2017 e segue até 2019.

Durante o encontro foi definida para o próximo mês de março outra reunião, desta vez em conjunto com o Conselho do Parque Estadual do Jalapão (COPEJ). A reunião será na Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN)  Catedral do município de São Félix.

Na reunião do Conselho Gestor da APA teve a participação do prefeito do município de Ponte Alta do Tocantins, Kleber Rodrigues e do prefeito de Novo Acordo, Elson Lino. Na abertura a animação ficou por conta do grupo de capoeira do município de Ponte Alta do Tocantins.

APA do Jalapão

Com cerca de 460 mil hectares, a APA foi cria no ano de 2000 e funciona como uma zona de amortecimento para o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) propiciando a conectividade de proteção entre Parque e outras duas unidades de conservação sendo a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.