Naturatins apresenta palestra Educação Ambiental do Tocantins a mestrandos de Porto Nacional

17/11/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira, 16, com o tema Educação Ambiental no Tocantins, equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) atendeu o convite dos organizadores com a apresentação da palestra Educação Ambiental do Tocantins: avanços e desafios aos estudantes das disciplinas de Educação Geográfica e de Formação, Metodologia e Práticas de Educação Ambiental, do Programa de Pós-graduação no Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do campus de Porto Nacional.

A apresentação integrou a programação da Roda de conversa: Políticas públicas e Educação Ambiental no estado do Tocantins, que  contou com a presença de 15 participantes, entre alunos e professores do curso.

O educador ambiental do Naturatins e historiador, Rodrigo Casado de Freitas, afirmou que o encontro despertou interesse de todos. "Foi uma oportunidade muito prazerosa, em que percebemos o interesse dos alunos e da instituição na oferta do conhecimento de práticas de educação ambiental, entre os seus pós-graduandos. Então, durante a palestra foram relacionadas as atividades desenvolvidas pelo Naturatins e de forma mais específica, a abordagem se concentrou no trabalho do setor de educação ambiental. Ao final, nos colocamos a disposição para futuras parcerias, com pessoas de diferentes áreas de atuação", resumiu.

A mestre e doutora em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marciléia Oliveira Bispo, pesquisadora na linha de Práticas Educativas e Educação Ambiental falou da roda de conversa desenvolvida com o convidado do Naturatins. "Essa é uma das atividades que estamos desenvolvendo dentro do curso e que tem como objetivo, conhecer as práticas de educação ambiental a nível de Brasil e Tocantins. Nesse sentido realizamos algumas atividades, dentre elas, essa conversar com o órgão do Estado que tem essa prática sem estar atrelada a educação básica, mas sim a outras instituições", comentou a professora, que em seguida argumentando.

"A presença do Naturatins nessa roda de conversa buscou proporcionar aos nossos acadêmicos, mestrandos, o conhecimento da prática ambiental do órgão, quais os desafios, as possibilidades, os caminhos, as parcerias que podem ser firmadas e como se desenvolve a educação ambiental. Foi muito interessante, pois tiramos algumas dúvidas, fizemos alguns questionamentos e nos colocando a disposição para possíveis parcerias", concluiu Bispo.

A organização da atividade na Roda de Conversa também contou com a colaboração da pós-doutoranda Carolina Joly Moreira. Para obter mais informações sobre capacitações da educação ambiental do Naturatins os interessados podem entrar em contato no telefone (63) 3218-2641 ou por e-mail educacaoambiental@naturatins.to.gov.br. (Com informações do educador ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado)