Notícias

Claudia Lelis ressalta importância da obra do Prédio de Licenciamento Ambiental do Naturatins

16/11/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira, 16, o canteiro de obras do Prédio do Licenciamento Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) recebeu a visita da governadora em exercício Claudia Lelis, que percorreu toda a área, para acompanhamento da execução do projeto, autorizado pela Ordem de Serviço assinada, no último dia 1º de setembro, pelo Governo do Estado. Empreendimento terá 719,87 m² de área construída, sendo o investimento na ordem de R$ 1.959.664,07, com recurso do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)/Banco Mundial.

A governadora Claudia Lelis destacou que a obra traz benefícios ambientais e irá contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado. “É uma obra importantíssima não só para o desenvolvimento sustentável, feitos nos moldes atuais das leis ambientais, mais do que isso, é uma obra para poder melhor atender o usuário. Nós sabemos que, hoje, para abrir qualquer empreendimento é preciso possuir a licença ambiental, com a obra, vamos poder beneficiar diretamente a população, os empreendedores, aqueles homens e mulheres que estão aí investindo em nosso Estado, para gerar emprego e renda para nossa gente”, pontuou.

O vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, comentou sobre a visita e o andamento da obra. “Nós recebemos a visita da governadora Claudia Lelis e de sua comitiva com muita alegria e como reconhecimento do nosso esforço e de toda a nossa equipe em busca de conseguir, em tempo hábil, cumprir todas as exigências legais do Banco Mundial. A obra segue a todo vapor, um empreendimento essencial para a melhoria da oferta de nossos serviços a usuários, empreendedores, produtores rurais e todos aqueles que procuram o órgão no intuito de se regularizar nas questões que envolvem o licenciamento ambiental, conseguindo prazo adequado e com segurança jurídica”, relatou.

Edson Cabral também adiantou que a obra está dentro do cronograma, que foi aprovado pelo Banco Mundial. “Nós estamos empenhados para que não ocorra nenhum atraso. Até o momento, concluímos a fase da fundação, passamos agora para a construção das colunas, e o nosso objetivo é estar com esse prédio pronto e mobiliado, em condição de atender e funcionar, no 2º semestre de 2018”, concluiu.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, reiterou a repercussão nacional do desempenho do Naturatins, que, nesta semana, alcançou destaque internacional na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 23) em relação à redução do desmatamento. “É fundamental a melhor estruturação do Naturatins, pois tem um enorme número de serviços e sem dúvida, essa estruturação vai melhorar as condições de atendimento e procedimentos do órgão, que vem contribuindo com os bons resultados, inclusive como agora, com a redução do desmatamento, destacando o Estado no ranking nacional”, enfatizou.

O superintendente do Naturatins, Natal César Castro, relatou os benefícios para o fluxo das demanda dos setores. “Hoje, temos vários setores dividindo pequenos espaços, então essa obra vai dar melhores condições, de trabalhos para nossos técnicos; e de melhor atendimento aos nossos usuários, o que deve refletir no andamento dos processos”, resumiu.

A construção do Prédio do Licenciamento Ambiental é uma das iniciativas do Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, para o desenvolvimento sustentável e os avanços na gestão ambiental. A obra está sendo executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Serviços Públicos, com o contrato da empresa Talismã Construtora e Incorporadora Ltda.

Retrospecto

No dia 23 de outubro, o vice-presidente do Naturatins e a equipe técnica do órgão recebeu, no gabinete da presidência, a técnica responsável pela gestão ambiental do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), também conhecido como Banco Mundial, Bernadete Lange, acompanhada pela técnica responsável pela Unidade de Gerenciamento do PDRIS da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Eliane Resende. O canteiro de obras do novo prédio do Naturatins também recebeu a visita do gerente de Projetos e chefe da missão do Bird, Satoshi Ogita, que esteve acompanhado do diretor do Bird no Brasil, Martin Raiser; e do técnico da Seplan, Maurício Fregonesi.

Compartilhe esta notícia