Notícias

Monaf comemora 17 anos de criação

04/10/2017 - Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta quarta-feira, 4, o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) comemora o décimo sétimo ano de sua criação com muita alegria, pois de acordo com  a Supervisão da Unidade de Conservação, pela primeira vez na história do Monumento a equipe chega ao mês de outubro sem nenhum foco de incêndio.

O inspetor de Recursos Naturais e supervisor de Unidade de Conservação do Monaf, Hermísio Alecrim Aires atribui o alcance deste resultado às mudanças da gestação participativa. "Esse legado credita-se ao bom  desempenho de toda sua equipe técnica na implementação do Manejo Integrado do Fogo ( MIF) e na aceitação dessa ferramenta pelo público alvo. Estamos trabalhando com essa mudança de paradigma junto aos proprietários das áreas rurais que formam  a UC", afirmou e reiterou.

"A categoria monumento não tem necessariamente domínio público e o uso do fogo como ferramenta de manejo e alternativa à segurança ecológica do interior do MONAF vem sendo discutido, e bem socializado por todos os residentes das áreas com histórico de incêndios. É uma alternativa que caminha pra se consolidar positivamente no Monaf, pois estamos promovendo o diálogo, alinhando os interesses da UC com os residentes, relacionados a gestão territorial, conservação e desenvolvimento socioambiental", concluiu Hermísio Alecrim.

Monumento

O Monaf completa 17 anos de criação através da Lei nº 1.179/2000 e hoje conta com uma equipe técnica permanente composta por inspetor de recursos naturais, historiador, guarda parque, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais, além dos brigadistas temporários, todos profissionais que se destacam pela dedicação na rotina da unidade.

Compartilhe esta notícia