Notícias

Naturatins participa de ação ambiental no município de Itacajá

04/10/2017 - Tânia Caldas / Governo do Tocantins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Supervisão de Cadastro de Usuário e Outorga de Recursos Hídricos participou recentemente de ações de sensibilização no Colégio Estadual de Itacajá. O foco das atividades foi o Projeto Rio Manoel Alves Pequeno: "Limpar para Conservar".

Projeto foi selecionado pela Agencia Nacional de Águas – ANA (Prêmio ANA 2017), entre as cinco melhores iniciativas dos 54 projetos inscritos a nível Nacional, que contribuem para uma melhor gestão e uso sustentável dos recursos hídricos do País.

O projeto tem como objetivo promover a sensibilização ambiental de todos os alunos da unidade escolar e comunidade em geral, em especial a comunidade ribeirinha, sensibilizando-os, dia a dia, quanto à importância da conservação do meio ambiente, sobretudo do Rio Manoel Alves Pequeno, que margeia Itacajá.

A programação promovida pelo colégio aconteceu entre os dias 14 e 20/09. Na noite de quinta-feira, 14, a bióloga, mestre em Agroenergia e inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Maria de Fátima Ribeiro apresentou palestra de conscientização, quando abordou a importância dos rios para biodiversidade dando ênfase as populações humanas.

“Na palestra foram também expostos assuntos como poluição e assoreamento nos rios, as etapas do tratamento da água, a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de destacar a água e seus múltiplos usos, como a sua distribuição no planeta. Devemos usar a água com sobriedade e ficarmos atentos às inúmeras formas de preservar os rios”, considerou.

O evento “Papo Show”, contou ainda com apresentações culturais dos alunos, inclusive declamação de poemas ligados à temática do projeto.

No dia 15, aconteceu o mutirão de limpeza no Rio Manoel Alves Pequeno, com a participação dos alunos do Ensino Médio e demais parceiros. A blitz ecológica foi realizada pelos alunos do Ensino Fundamental que distribuíram panfletos nas principais ruas da cidade. O projeto que iniciou ainda em 2002 está na 16ª edição e foi criado pelos estudantes. Mas as ações envolvem também professores, órgãos públicos, além de grupos de voluntários da comunidade local.

Segundo a professora Solange Brandão, antes das atividades de limpeza do manancial, os alunos realizaram diversas atividades, entre elas a produção de textos, entrevistas com a população, oficinas e palestras referentes ao tema.  A professora explica que o Rio Manoel Alves Pequeno, foi escolhido por ser considerado de elevada importância para o município. “Este rio foi escolhido por se tratar de fonte de água para o abastecimento público, além de ser um atrativo natural para o lazer e turismo”, destacou.

No dia 19 e 20, aconteceram reuniões de avaliação da execução do projeto e a celebração da assinatura do protocolo com os parceiros do projeto.

 

Compartilhe esta notícia